sábado, 23 de abril de 2011

Musaranho - Pigmeu

MUSARANHO-PIGMEU
NOME COMUM: Musaranho pigmeu
NOME CIENTÍFICO:
Suncus etruscus
NOME EM INGLÊS: Pygmy White-toothed Shrew
FILO: Chordata
CLASSE: Mammalia
ORDEM: Insectivora
FAMÍLIA: Soricidae
COMPRIMENTO: 82 mm
TEMPO DE VIDA: até 18 meses
PERÍODO DE GESTAÇÃO: 3 a 4 semanas
CURIOSIDADE: 30 dentes afiados

O musaranho pigmeu tem apenas 52 mm de comprimento e uma cauda de 30 mm. É, sem dúvida, o menor de todos os mamíferos não voadores. No outro extremo esta a baleia-azul, cujo comprimento pode atingir 35 m. O musaranho pigmeu é um animal solitário dos campos, florestas e vales da Europa mediterrânea e África.

Ele gosta de lugares úmidos. Passa o dia escondido entre as pedras, debaixo das raízes das árvores ou em pequenas tocas. À noite sai para caçar insetos, aranhas, vermes e larvas. Apesar do tamanho, é um animal valente e agressivo. Tem bom apetite e é capaz de comer em poucas horas uma quantidade maior que seu próprio peso. Isto é fundamental pra a sua sobrevivência. Um musaranho pigmeu não sobreviveria se ficasse mais de dez horas sem comida. Ele detesta a luz e o calor e morreria se ficasse exposto à luz do dia por um período longo.

Quando ameaçado, o musaranho pigmeu expele um cheiro forte, almiscarado, que desencoraja os carnívoros. Ele emite um som parecido com piado. Os filhotes quando nascem são cegos e pelados, mas se tornam independentes em menos de um mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário